Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda esteve hoje em Odemira
Os empresários turísticos afetados pelo incêndio de Odemira estão a contabilizar os prejuízos e a trabalhar para retomar as reservas nas unidades, afirmou o secretário de Estado do Turismo, numa visita a Odemira.
“Neste momento estão a ser efetuados os levantamentos, por parte das entidades, junto com os operadores, para se apurarem os prejuízos e delinear o que podemos fazer para relançar o turismo nestas unidades”, afirmou Nuno Fazenda.
O secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, deslocou-se neste sábado a Odemira, para ouvir os empresários e associações locais de desenvolvimento turístico e compreender o impacto dos incêndios na atividade.
Segundo o governante, há unidades que já retomaram a ocupação, enquanto noutras ainda se procede a trabalhos de remoção dos destroços, enquanto se apuram também os danos causados pelo fogo, cujo impacto reveste várias formas.
De acordo com Nuno Fazendo, há empreendimentos em que o que foi afetado foi a paisagem envolvente, há outros que sofreram danos materiais – pelo menos uma unidade ficou praticamente destruída e outras parcialmente - e, ainda, o impacto relativo às quebras na procura que tiveram e ainda poderão ter.
“Uma das unidades que visitei foi evacuada nos dias de maior intensidade do fogo, mas no dia seguinte as reservas retomaram e já está com ocupação”, referiu, frisando que o turismo no concelho está a funcionar e de “braços abertos” para receber visitantes.