Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, está hoje no concelho de Odemira
O Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, está hoje no concelho de Odemira, para apresentar as medidas de apoio aos empresários do sector turístico que tiveram prejuízos em resultado do incêndio que deflagrou em São Miguel, na Freguesia de São Teotónio.
O Presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro, acompanha a reunião, que conta com a participação de Carlos Abade, Presidente do Turismo de Portugal, José Santos, Presidente Entidade de Turismo do Alentejo e Ribatejo, e André Gomes, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Algarve.
Marcam ainda presença na reunião o Deputado Nelson de Brito, autarcas dos Municípios de Aljezur e de Monchique e empresários da região.
A Resolução do Conselho de Ministros n.º 136/2023, publicada no dia 3 de novembro, prevê medidas de apoio imediatas, de curto prazo, destinadas ao apoio às populações, empresas e municípios, para a reposição da normalidade, bem como as medidas destinadas ao aumento da resiliência e competitividade dos territórios afetados nos incêndios de Odemira e de Castelo Branco.
Nas medidas de apoio ao turismo, são definidos 5 milhões de euros, através da Linha de Apoio Regenerar Empresas do Turismo, para apoio à tesouraria e ao investimento (com a dotação orçamental de 3 milhões de euros) e da Linha Regenerar Territórios, com o objetivo de valorizar os territórios atingidos pelos incêndios, destinada a entidades públicas (com a dotação orçamental de 2 milhões de euros).