O Dia do Pescador coincidiu com o evento inaugural do «Caminho Marítimo de Santiago», que faz a recriação da rota marítima pela costa portuguesa da viagem da “Barca da Pedra” que, segundo a lenda, transportou o corpo do Santo Peregrino desde Jaffa, na Palestina, até Campus Stella, na Galiza.

Desta forma, a visita ao porto de pesca contou a presença dos participantes neste cruzeiro, que tiveram a oportunidade assistir à chegada das traineiras e contactar com a larga tradição da pesca em Sines.

"Tratou-se de uma forma diferente de assinalar o Dia do Pescador e de prestar homenagem a todos os pescadores de Sines. Mas é importante porque, nesta delegação, temos muitos tripulantes portugueses e espanhóis, mas que o fazem por lazer. Divulgar a realidade do trabalho no mar, com toda a sua adversidade, bem como os detalhes deste setor económico vital para Sines e para o País, é uma forma de homenagem à nossa grande tradição de pesca”, assinala Nuno Mascarenhas, presidente da Câmara Municipal de Sines.