No dia 3 de outubro, foi inaugurado o grupo de apoio aos cuidadores informais, uma iniciativa do Município de Sines em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Sines, o Centro de Saúde de Sines e a Associação A Gralha.

Este grupo de apoio tem como objetivo promover um espaço informativo e de partilha entre os cuidadores e os técnicos destas entidades. Os encontros irão ocorrer com uma periodicidade mensal e terão como ponto de partida temáticas como o estatuto do cuidador informal, respostas sociais para idosos, gestão das emoções e autocuidado nos cuidadores, prevenção do burnout nos cuidadores, entre outras.

No dia 9 de outubro, os jovens que frequentam o projeto "Entre Nós" participaram numa sessão de cinema e numa sessão de reflexão sobre a saúde mental, moderada pela psicóloga Helena Sales. A sessão teve lugar na sede do projeto.

No dia 23 de outubro, às 14h30, o Centro de Saúde de Sines dinamiza, nas suas instalações, a sessão "Hábitos de Vida Saudáveis – Sono e Atividade Física".

No dia 24 de outubro, das 14h30 às 15h30, também no Centro de Saúde de Sines, realiza-se uma sessão de meditação para profissionais de saúde, com o objetivo de promover o autocuidado e prevenir o burnout. O evento é limitado a 15 participantes.

Mais informações sobre como participar nestas duas sessões no Centro de Saúde podem ser obtidas pelo e-mail redesocial@mun-sines.pt.

Em data a definir, será lançado um guia com informação sobre recursos existentes no concelho na área da saúde mental.