O memorando é relativo à eventual instalação em Sines de uma fábrica de baterias de lítio para automóveis elétricos, uma unidade dotada de tecnologia de ponta e com zero emissões de carbono.

Na cerimónia foram destacadas as vantagens competitivas de Sines para a concretização deste projeto, desde o posicionamento estratégico do seu porto de águas profundas na fachada atlântica da Península Ibérica aos investimentos em curso para acelerar a sua ligação por terra aos mercados europeus.

O papel de Sines na transição energética, com a perspetiva de criação de "cluster" de produção de hidrogénio, é outro ponto forte deste território para a atração de um investimento com este perfil.

"O documento cuja assinatura tivemos o prazer de acolher nas nossas instalações ainda não é vinculativo, mas mais uma vez vem demonstrar que Sines está na vanguarda da nova economia à escala global. Há um novo paradigma industrial que está a nascer e o mundo está atento às potencialidades de Sines para o desenvolvimento dos projetos mais inovadores e com a tecnologia mais avançada", afirmou o presidente da Câmara Municipal de Sines, Nuno Mascarenhas.

Fonte: CMS