Segundo fonte da ACLS, a Mostra pretende “promover o potencial e a atratividade gastronómica do nosso concelho, impulsionar o setor da restauração, resultando num forte contributo para a dinamização do comércio local”.

“Pretendemos afirmar Sines, terra de Vasco  da  Gama, como  destino gastronómico de excelência, ao longo de todo o ano” acrescentou a mesma fonte.

O ingrediente obrigatório é o pão, confecionado com produtos do mar:  peixes, moluscos ou mariscos preferencialmente capturados na costa alentejana.

O pão é um dos alimentos mais antigos da humanidade, e celebra-se a 16 de outubro o Dia Mundial do Pão e o Dia Mundial da Alimentação.

Este nosso desafio toma mais sentido, quando se fala cada vez mais em “desperdiço alimentar”, aproveitar e transformar.

São muitos os pratos da nossa gastronomia, que tem o pão e os produtos do mar na sua elaboração; das sopas, às migas, de pratos tradicionais a pratos mais elaborados, os sabores do mar fundem-se com as influências do interior alentejano, resultando numa combinação irresistível entre os sabores da costa e da planície.

Uma quinzena onde a organização apela à população para que parta à descoberta dos sabores e saberes que refletem os hábitos e tradições do concelho de Sines.