O programa prevê, no dia 14 a de agosto, às 21h30, a Procissão com reza do Terço da Capela para a Igreja Matriz, com o seguinte trajeto: Capela de Nossa Senhora das Salas, Avenida 25 de Abril, Rua António Aleixo, Avenida General Humberto Delgado, Rua da Alegria, Rua Marquês de Pombal, Rua Manuel de Arriaga, Rua Gago Coutinho, Rua Teófilo Braga, Rua Cândido dos Reis e chegada à Igreja Matriz.

Dia 15 de agosto, pelas 11h00, realiza-se a Missa Solene da Festa na Igreja Matriz. A partir das 16h30, realiza-se a Procissão no Mar, com saída da Igreja Matriz e passagem pela Rua Cândido dos Reis, Rua Teófilo Braga, Largo dos Penedos, Rua Vasco da Gama, Estrada da Ribeira, Porto de Pesca, onde entra numa embarcação para a Procissão no Mar. Depois regressa pela Estrada da Ribeira, Avenida General Humberto Delgado, Rua António Aleixo, Rua 25 de abril, Rua Nossa Senhora das Salas e chega à Capela de Nossa Senhora das Salas.

Ainda que o orago de Sines seja São Salvador, Nossa Senhora das Salas é a padroeira dos pescadores de Sines e a santa com maior culto popular. A lenda que dá origem à sua devoção remonta ao século XIII e conta a história da princesa Betaça, que na aflição de uma tempestade promete construir uma capela em louvor da Virgem no primeiro porto que encontrar. Esse porto é Sines e a capela é a Igreja de Nossa Senhora das Salas, situada na zona poente da cidade, debruçada sobre o porto de pesca.

Oitocentos anos depois, a devoção à Senhora das Salas mantém-se. Nos dias 14 e 15 de agosto, realizam-se as suas festas, com missa na Igreja de Nossa Senhora das Salas e na Igreja Matriz e procissões pelo centro histórico (noturna, dia 14) e no mar (diurna, dia 15). Esta última, usando as traineiras dos pescadores, devidamente engalanadas, é o ponto alto das festividades.

A festa é organizada pela Paróquia de Sines e por uma comissão de festas.