Teatro do Mar lança programa de apoio à criação
A companhia Teatro do Mar, de Sines, tem abertas, até 18 de maio, as candidaturas ao seu Programa de Apoio à Criação Artística Contemporânea para Espaço Público, através do qual pretende acolher residências artísticas.
Segundo a companhia, em comunicado, "este programa visa contribuir para o desenvolvimento e afirmação de projetos artísticos emergentes, na sua capacitação logística, técnica e financeira, apoio à produção e promoção".
A iniciativa visa "incentivar, desafiar, apoiar e promover" novas produções culturais, com o objetivo "de criar dinâmicas, partilha e contacto próximo entre a comunidade e os artistas selecionados, explorando também novos conceitos de interação e desenvolvimento de públicos", acrescenta.
O Teatro do Mar explica que o acolhimento de residências vai decorrer de 1 de julho a 31 de agosto, podendo concorrer ao programa entidades singulares ou coletivas, de nacionalidade portuguesa ou residentes em Portugal, com propostas nas áreas do teatro, circo, dança, música performance e instalação.
O Programa de Apoio à Criação Artística Contemporânea do Teatro do Mar prevê apoio financeiro, de 1.500 a 2.500 euros por criação (contra entrega de recibo), assim como alojamento em Sines durante o período de residência, disponibilização de espaço de trabalho, apoio de produção e logístico e uma possível integração na programação da M.A.R. - Mostra de Artes de Rua 2023.