Com validade para a época 2023/2024, o diploma vem reconhecer o trabalho desenvolvido pelo clube siniense na área da formação.

O futebol do VGAC envolve atualmente 304 atletas, repartidos por 12 escalões de formação e equipas seniores, sendo o 10.º clube do distrito de Setúbal com mais atletas na modalidade.

Para o presidente da direção do Vasco da Gama, Rui Pimenta, esta certificação é "um orgulho para todos os vascaínos: sócios, adeptos, direção e staff."

"É a primeira vez que recebemos esta certificação e já estamos a trabalhar para a sua renovação na época 2024/2025. É uma certificação que reforça o prestígio e a credibilidade do clube e nos dá acesso a alguns apoios federativos. Foi o resultado do trabalho de uma equipa, mas gostaria de deixar um agradecimento especial ao Sérgio Martins, que foi o principal obreiro da obtenção deste reconhecimento", disse Rui Pimenta.

O vice-presidente e vereador do Desporto da Câmara Municipal de Sines, Fernando Ramos, esteve presente na cerimónia realizada em Palmela e congratulou-se com a certificação do futebol de formação do Vasco da Gama.

“Foi um privilégio e uma honra ter assistido à entrega de tão importante distinção desportiva para o clube e para os sinienses. Está de parabéns a direção do VGAC, os seus atletas, técnicos e massa associativa, pois conseguiram que o clube passe a ser certificado como entidade formadora de 2.º grau. Certamente que uma ação formativa mais qualificada contribuirá para potenciar ainda mais o desenvolvimento dos jogadores vascaínos”, afirmou o vice-presidente.