Vitória autoritária de Daniel Babor em Reguengos de Monsaraz
O checo Daniel Babor (Caja Rural-Seguros RGA) ganhou hoje a terceira etapa da Volta ao Alentejo, uma ligação de 168,4 quilómetros, entre Mourão e Reguengos de Monsaraz, que consagrou um novo camisola amarela, Iúri Leitão (Caja Rural-Seguros RGA), segundo na tirada.
Foto: Podium Events - Matias Novo
A fuga que animaria a etapa juntou cinco corredores e começou a desenhar-se ao quilómetro 18, já depois de ultrapassada a montanha de quarta categoria, em Monsaraz.
Laurent Gervais (Project Echelon Team), José Dias (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho), Gonzalo Ariño (Illes Baleares Arabay Team), Adam Kus (Lubelskie Perla Polski) e Mark Kryuchkov (Óbidos Cycling Team) rapidamente ganharam mais de três minutos ao pelotão. Mas o grupo principal recuperou terreno e manteve os escapados com pouco mais de dois minutos durante a maior parte da viagem.
A escapada acabaria anulada ainda longe da chegada, quase a 30 quilómetros do final. Apesar da longa distância que ainda faltava para a meta, não houve ousadia para ser ensaiada qualquer outra tentativa de mexer com a corrida e foi ao sprint que a etapa se decidiu.
No sprint assistiu-se ao domínio da Caja Rural-Seguros RGA. Daniel Babor triunfou, Iúri Leitão foi segundo e Tomas Bárta foi quarto. Nos primeiros, no terceiro posto, apenas conseguiu intrometer-se Cade Bickmore (Project Echelon Racing).
A equipa espanhol tem também os dois primeiros na geral, empatados em tempo. Iúri Leitão arrebatou a camisola amarela ao uruguaio Thomas Silva, agora segundo, mas favorito, dado ser um trepador competente para atacar a difícil etapa de sábado. O terceiro da geral, a 8 segundos da dupla da Caja Rural-Seguros RGA é o estadunidense Scott McGill (Project Echelon Racing).
Nas restantes classificações ficou tudo na mesma. Iúri Leitão manda na geral por pontos, Francisco Guerreiro (Kelly-Simoldes-UDO) é o primeiro na montanha, João Martins (Rádio Popular-Paredes-Boavista) é o melhor jovem e a Caja Rural-Seguros RGA acumula a geral coletiva com a individual.
A etapa-rainha da Volta ao Alentejo Crédito Agrícola corre-se neste sábado. Será um carrossel, com seis contagens de montanha, ao longo dos 147,7 quilómetros que vão ligar Monforte a Castelo de Vide.