Os voluntários dividem-se em equipas de trabalho que, ao longo das duas semanas, promovem pequenas reparações, pinturas e a melhoria geral dos espaços, nas quatro casas localizadas nas Freguesias de Longueira/Almograve, São Luís, São Salvador e Santa Maria e de São Teotónio, semeando alegria e esperança segundo o lema “Reabilitamos Casas, Reconstruimos Vidas!”.

As habitações selecionadas resultam de sinalizações por parte das várias entidades com intervenção social no território de Odemira, referentes a agregados familiares em situações económicas desfavorecidas, reunindo os critérios necessários para o projeto da associação Just a Change.

A Vereadora da Câmara Municipal de Odemira, Isabel Palma, visitou as casas intervencionadas e a equipa de voluntários, acompanhada por técnicos da Divisão de Inovação Social.

A ação resulta de um protocolo entre o Município de Odemira e a Associação Just a Change, sendo o apoio municipal no valor de 28 mil euros. Este é o terceiro ano consecutivo que Odemira recebe a iniciativa e que este ano conta com a colaboração das Juntas de Freguesia de Longueira/Almograve, São Salvador e Santa Maria e de São Luís, Casa do Povo de São Luís, Agrupamento de Escolas de São Teotónio, Grupo Desportivo Renascente e Santa Casa da Misericórdia de Odemira.

Desde 2010, a Just a Change já promoveu mais de 450 intervenções, em mais de 350 casas de família e mais de 100 instituições sociais reabilitadas, em cerca de 30 municípios, gerando impacto em mais de 15250 beneficiários e envolvendo mais de 13500 jovens voluntários universitários.

Durante os meses de verão, os campos da Just a Change espalham-se pelo país e geram impacto social nas comunidades locais.