Workshop propõe regresso aos bailes mandados
A Associação PédeXumbo e o Centro de Artes de Sines / Câmara Municipal de Sines promovem, a partir de 5 de março, um workshop de dança sob o lema “De Volta aos Bailes Mandados”, centrado na valsa mandada.
Destinado a público a partir dos 15 anos, o workshop terá sessões em Sines nos dias 5 de março, 2 de abril e 7 de maio, das 15h00 às 16h30. No dia 10 de junho, realiza-se um encontro de bailes mandados em Reguengos de Monsaraz.
“De Volta aos Bailes Mandados” é um projeto apoiado pelo programa Tradições da EDP. Foi criado com o objetivo de promover momentos de partilha entre bailadores e mandadores de diferentes danças mandadas, no sentido de resgatar esta prática informal e promover a sua valorização. Visa ainda a valorização do papel dos mandadores e a importância de formar novos mandadores nas diferentes comunidades.
Até ao final do ano 2022 este projeto terá momentos de partilha entre bailadores e mandadores de diferentes danças mandadas em três regiões de Portugal: Sines e Reguengos de Monsaraz no Alentejo, Arcos de Valdevez no Norte e Lousã no Centro.
As formadoras Ana Silvestre, Mercedes Prieto e Marisa Barroso dedicam-se às práticas coreográficas integradas no projeto: Baile da Pinha / Contradança em Reguengos de Monsaraz; Fado Mandado, na Lousã; Vira / Chula / Malhão mandados, em Ponte da Barca; e Valsa Mandada, em Sines.
As Valsas Mandadas em Sines serão orientadas pela formadora Ana Silvestre.
Nestas sessões, a formadora vai não só ensinar a prática coreográfica das Valsas Mandadas, como desafiar os participantes a experimentar a prática de mandador, com a transmissão de práticas pedagógicas, em resposta a um dos objetivos centrais deste projeto: valorizar o papel do mandador e encontrar novos interessados em desenvolver este papel central nesta prática de baile.