Vítor Proença tem 64 anos, é gestor na área da comunicação e é o presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, desde outubro de 2013.

Integra desde 2014 o Conselho de Concertação Territorial, órgão presidido pelo 1.º Ministro e que inclui apenas seis Presidentes de Câmara. Desde 2021 passou a integrar a Comissão Nacional de Acompanhamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Segundo o comunicado da CDU, enviado à Rádio Sines é um “profundo conhecedor e defensor dos interesses do Litoral Alentejano, Vítor Proença, destacou-se em intervenções diretas que viabilizaram, entre outras, a construção e abertura do Hospital do Litoral Alentejano, a afirmação turística do Alentejo Litoral, a vinda de mais médicos para o Alentejo, o Sistema Público de Abastecimento de Águas e Efluentes do Alentejo, medidas pela despoluição das praias e o novo Sistema de Redução Tarifária nos passes em transporte rodoviário. No âmbito da CIMAL está empenhado no regresso dos comboios de passageiros a Alcácer”.

É o presidente da CIMAL – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral que reúne os municípios de Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém, Sines e Odemira. Por inerência de funções preside ao seu Conselho Estratégico.

Em executivos por si liderados construíram-se diversos equipamentos e obras que qualificaram Alcácer do Sal como é o caso do Interface de Transportes, o Parque Urbano de Alcácer do Sal, o Plano de Mobilidade do Torrão, o Museu “Pedro Nunes”, os novos transportes urbanos de Alcácer do Sal.

Vítor Proença é membro do PCP desde há 45 anos e integra a Comissão Concelhia de Alcácer do Sal do Partido, bem como o GTAL – Gabinete Técnico de Apoio às Autarquias Locais, junto do Comité Central do PCP.