O Presidente da Câmara, António Figueira Mendes, reuniu no passado mês de outubro com a Secretária de Estado da Administração Interna, Isabel Oneto, para desbloquear os processos de requalificação das instalações do destacamento territorial de Grândola, e de utilização provisória das instalações da IP junto ao IC1 – visto que o atual quartel da GNR já não garante as mínimas condições de trabalho.

A reunião deu origem a um novo protocolo, aprovado na passada quinta-feira em reunião de Câmara, que visa a colaboração entre a Câmara e o Ministério para a construção de um novo quartel da GNR em terrenos municipais. A autarquia será também responsável pelo projeto e pela execução da obra, ficando os encargos financeiros a cargo do Ministério.

Na passada sexta-feira realizou-se no edifício dos Paços do Concelho a assinatura do protocolo entre a GNR e as Infraestruturas de Portugal para que as instalações da IP junto ao IC1 possam ser utilizadas provisoriamente até à conclusão das obras do novo quartel. Uma solução apontada pela autarquia há vários anos.

Sobre estes desenvolvimentos o Presidente da Câmara referiu que “Demos dois importantes passos neste processo, que tem sido difícil e complexo. Desde que tomámos posse em outubro de 2013 que temos insistido com o Ministério da Administração Interna para a urgência em resolver esta situação. Já conseguimos uma solução provisória e em breve alcançaremos uma solução definitiva – com a construção do novo quartel para o destacamento territorial de Grândola da GNR.” António Figueira Mendes referiu ainda que “também continuamos empenhados em conseguir que o Posto da GNR em Melides se concretize – mesmo que funcione numa primeira fase de forma sazonal.”