A Estação Náutica de Odemira está certificada desde abril de 2021 e integra a rede de Estações Náuticas de Portugal. Abrange três pólos no curso do rio Mira – Pólo Náutico de Vila Nova de Milfontes, Pólo Náutico de Odemira e Pólo Náutico da Albufeira de Santa Clara – e constitui uma rede de oferta turística náutica e complementar de qualidade, organizada a partir da valorização dos recursos náuticos existentes no território.

A missão da Estação Náutica de Odemira (ENO) é a de organizar, divulgar e disponibilizar aos visitantes e munícipes uma oferta integrada e diversificada de actividades náuticas e de outros eventos e/ou experiências complementares, de alojamento, restauração, animação e serviços, bem como garantir a sustentabilidade económica, social e ambiental do território. É um objectivo da ENO a valorização da qualidade das infraestruturas existentes bem como a criação de outras.

As estruturas físicas de acolhimento ao visitante localizam-se nos pólos náuticos, nomeadamente, nos Postos de Turismo de Vila Nova de Milfontes, de Odemira e de Santa Clara-a-Velha. A Estação Náutica de Odemira é coordenada pelo Município e tem como parceiros regionais a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e a Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo. A nível local envolve o Clube Náutico de Milfontes, Clube Náutico do Litoral Alentejano, Clube Fluvial Odemirense, Associação Foz do Mira, Agrupamento de Escolas de Odemira, Instituto de Nossa Senhora de Fátima, Associação Casas Brancas, Associação Rota Vicentina, CACO – Associação de Artesãos do Concelho de Odemira, empresas de animação turística e operadores marítimo-turísticos, unidades de alojamento e restaurantes.

O concelho de Odemira possui caraterísticas naturais ligadas à água que representam ativos diferenciadores, nomeadamente, o Rio Mira, a faixa costeira e a albufeira de Santa Clara. Em complemento, toda a oferta gastronómica, cultural, hoteleira e de actividades desportivas e de animação turística contribuem para o posicionamento de Odemira como um destino turístico de excelência.

A Rede das Estações Náuticas de Portugal conta com 26 Estações Náuticas certificadas. Este projecto de dinamização da fileira do turismo náutico, Portugal Náutico, é desenvolvido Fórum Oceano - Associação da Economia do Mar, com o apoio de diversas organizações nacionais.

A cerimónia decorrerá de acordo as orientações da Direção-Geral de Saúde.