Foto: FPC

'Juanjo' Lobato, de 32 anos, cumpriu os 194,4 quilómetros entre Reguengos de Monsaraz e Beja em 4:48.32 horas, batendo sobre a meta o português Iuri Leitão (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel), segundo colocado, e o também espanhol David González (Caja Rural-Seguros RGA), terceiro.

Num 'top 10' maioritariamente internacional, Fábio Costa (Efapel) foi sexto e Daniel Freitas (Rádio Popular-Boavista) fechou os primeiros 10, num dia em terreno plano, com apenas uma contagem de montanha, de quarta categoria.

Patrick Videira (Fortunna-Maia) venceu esse pórtico e é o líder da classificação dos trepadores, com Lobato a acumular a geral com os pontos, ajudando a 'dar' à Euskaltel-Euskadi a classificação das equipas. Fábio Costa é o melhor jovem.

Lobato é um ex-corredor do pelotão WorldTour a cumprir o primeiro ano de regresso à formação basca, na qual já tinha estado em 2013, vencendo pela primeira vez em 2021.

A segunda de seis etapas liga na quinta-feira Almodôvar a Sines, em 195,5 quilómetros, que, apesar da 'ondulação' do traçado, contam novamente com apenas uma contagem de montanha, de quarta categoria.