O projeto MP2X, líder mundial de hidrogénio e amoníaco verdes em Portugal, já alcançou diversos marcos importantes no seu desenvolvimento que o posicionam como um projeto com elevado grau de maturidade, devidamente reconhecido pelas autoridades Nacionais, desde a sua apresentação pública a 22 de abril de 2022.

Com base no elevado potencial português de energia eólica e solar, o MP2X irá promover a cadeia de valor circular, baixar as emissões de CO2, diminuir a dependência de combustíveis fósseis, nomeadamente reduzindo a importação de gás natural e potenciando de forma muito significativa o cumprimento dos objetivos nacionais e europeus apresentados nas estratégias nacional (PNEC 2030) e europeia (REPowerEU) para a descarbonização da economia e na estratégia nacional para o Hidrogénio (EN-H2). A produção destes vetores energéticos verdes, atividade classificada como “sustentável” de acordo com a mais recente taxonomia da União Europeia, irá gerar crescimento sustentável económico para Portugal.

Para a CEO da aicep Global Parques, Isabel Caldeira Cardoso, este novo passo demonstra a importância da ZILS e de Portugal na necessária transição energética e no cumprimento das metas de descarbonização. O projeto do consórcio Madoqua Power2X é extremamente relevante no desenvolvimento de uma comunidade de energia renovável e comprova, com este ato,  a sua maturidade e o seu comprometimento para o desenvolvimento económico sustentável. Toda a equipa da aicep Global Parques tem colaborado muito ativamente nas várias etapas que um projeto desta dimensão tem necessariamente de passar.