Este valor refere-se ao período de 15 maio a 15 de outubro. Este protocolo de Cooperação para Constituição do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais no ano de 2021 na Região do Algarve – DECIR 2021, numa parceria regional, tem como objetivo tornar o Algarve mais resiliente mais seguro, para aqueles que cá residem e para os que o visitam.

Ainda no âmbito do dispositivo DECIR 2021, no sentido de reforçar as equipas operacionais, o Município de Aljezur aprovou um reforço de verba, de cerca de 10.000€, para os meses de junho, julho, agosto e setembro, possibilitando assim que as equipas que operam no terreno, se façam acompanhar sempre com um graduado, que exerça as funções de 1º COS das equipas. Este ano, esta medida é alargada por mais um mês, atendendo a todo o panorama que se vive e que exige medidas excecionais.

A Câmara Municipal de Aljezur procedeu hoje à entrega aos Bombeiros de Aljezur de equipamento de salvamento e desencarceramento, no valor de €24.364.10.

Os Bombeiros de Aljezur contam com uma Equipa de Combate a Incêndios e uma Equipa de Apoio Logístico ao combate (1 ECIN e 1 ELAC).

Segundo fonte dos Bombeiros de Aljezur, “no total são sete elementos que estarão em prontidão no quartel nas 24 horas do dia, cinco elementos para combate aos incêndios e mais dois para reabastecimento e apoio logístico”.

A estes, junta-se ainda uma (EIP) Equipa de Intervenção Permanente formada por cinco elementos.

Em permanência estará no quartel um graduado, para exercer as funções de 1º COS, durante os meses de junho, julho, agosto e setembro, como reforço nas fases III e IV do DECIR.

Os Bombeiros de Aljezur são responsáveis pelo concelho e ainda por apoiar corporações vizinhas, nomeadamente nos concelhos de Odemira, Lagos, Vila do Bispo e Monchique.