O programa incluirá a visita à obra de requalificação de edifício municipal, junto aos Paços do Concelho, onde foram identificados vestígios arqueológicos da época medieval, e visita ao edifício de habitação e serviços contemplado com o PRUMO 2020.

O PRUMO foi atribuído à obra de habitação e serviços localizada em Odemira, da autoria do Arq.º Daniel Pinho, que receberá o valor de 5.000,00€. O projeto contempla um extenso programa para um pequeno lote situado no núcleo antigo de Odemira.

O imóvel original estava devoluto, em mau estado de conservação e tinha dois espaços comerciais disfuncionais. A criação de uma habitação unifamiliar e a criação de um espaço autónomo para a instalação de atelier, contribuíram para a revitalização e diversificação das funções urbanas.

O júri da 1ª edição do PRUMO foi constituído pelo Arq.º José Adrião (convidado pela Câmara Municipal de Odemira), pela Arq.ª Sofia Salema (indicada pela Ordem dos Arquitetos - Secção Regional do Alentejo) e pelo Arq.º Pedro Ramos (Vereador da Câmara Municipal de Odemira).

O PRUMO pretende distinguir obras nas áreas de reabilitação urbanas, que representem um exemplo de qualidade arquitetónica e contribuam para a valorização do património edificado do concelho de Odemira. O PRUMO é de carácter bianual e que conta com o apoio da Ordem dos Arquitetos – Secção Regional do Alentejo.