As atividades são gratuitas e organizadas por área temática, local de intervenção e ciclo de ensino, para proporcionar uma grande diversidade de experiências e igualdade de oportunidades aos alunos do concelho, ao longo do seu percurso escolar.

Pretende-se que os alunos relacionem os conteúdos teóricos com a realidade envolvente, ao mesmo tempo que se tornam mais conscientes e sensibilizados para a região onde vivem e para a importância e singularidade dos seus valores naturais.

O Município de Odemira disponibiliza o apoio logístico associado ao agendamento das atividades incluídas no Roteiro, nomeadamente a disponibilização de transportes.

Os docentes das escolas do concelho podem efetuar as inscrições para as atividades entre os dias 1 e 15 de fevereiro de 2022, através do portal Odemira Território Educativo, em http://odemiraterritorioeducativo.cm-odemira.pt 

As 23 atividades disponíveis estão adaptadas aos programas curriculares e organizadas por ciclo de ensino, do pré-escolar ao secundário e profissional, em articulação com várias entidades parceiras.

Estão classificadas em três grandes áreas temáticas: “Aplicação da ciência nas atividades económicas e sociais”, “Explorar o território e os seus valores naturais” e “Conservação da natureza e a educação ambiental” e são desenvolvidas de acordo com o local de intervenção: “Descobrir Odemira”, “Conhecer o País” e “A Ciência vai à Escola”.

Esta é uma ação do Grupo de Ciências Experimentais e Território do Projeto OdeTE – Odemira Território Educativo, promovido pelo Município de Odemira, lançada como projeto-piloto no ano letivo de 2019/2020.

Após dois anos condicionados pelas restrições de prevenção à pandemia, preconiza-se que este ano letivo seja marcado pela proximidade, dando preferência às atividades presenciais, realizadas com as devidas condições de segurança.

As Ciências Experimentais e Território são uma das dimensões estruturantes do programa OdeTE, que pretende construir Odemira como um território educativo, aberto e inclusivo, através da integração da comunidade escolar com os vários agentes locais, para promoção do sucesso escolar através do trabalho em rede, fortalecimento da relação entre os pares e crescimento da atratividade da escola.