Este aumento já tinha sido comunicado aos parceiros sociais, sendo que se trata de um acréscimo de 4,7% face ao valor atual.

Na altura, o ministro da Economia anunciou um pacote de compensações, mas o diploma agora aprovado ainda não define esse mecanismo.

"É uma medida instrumental na retoma económica que desejamos para 2021", afirmou o secretário de Estado Gabriel Bastos, justificando o aumento.

"A decisão do Governo para o ano de 2021 de aumentar o salário mínimo no valor de 30 euros significa que o novo valor atingirá os 665 euros, dando sequência ao que tem sido o percurso nos últimos anos de aumento sustentado do salário mínimo e um passo na concretização do que está previsto no programa do Governo para atingir o valor de 750 euros de salário mínimo no final da legislatura, isto é, em 2023", indicou o secretário de Estado da Segurança Social.

"O salário mínimo nacional constitui um importante referencial do mercado de emprego e um instrumento decisivo para o combate às desigualdades e a promoção do trabalho digno", refere o comunicado do Conselho de Ministros.