Tempestades provocaram danos em 28 praias no Alentejo Litoral
O levantamento feito pela APA concluiu que, no Alentejo Litoral, foram sinalizadas ocorrências em 28 praias, entre as quais cinco no concelho de Grândola, uma no concelho de Santiago do Cacém, nove no de Sines, e 13 praias no concelho de Odemira.
A instabilidade das arribas, a erosão costeira e episódios de galgamentos costeiros, foram as ocorrências mais dominantes neste território, apontou o relatório.
Uma das praias referidas no relatório é a de Morgavel, no concelho de Sines, onde ocorreu uma derrocada da Estrada Municipal (EM) 1109, de acesso a Porto Covo, que apresenta danos ao nível das estruturas de proteção e defesa e em áreas construídas de fruição e uso público (acessos às praias, passadiços, paredões e passeios marginais).
No relatório, a Agência Portuguesa do Ambiente considera prioritária a reconstrução das escadas de acesso em 10 praias do concelho de Odemira, sendo esta a única intervenção prevista para o litoral alentejano, até ao início da época balnear deste ano.
A curto prazo, ou seja, até dezembro de 2027, está prevista a reposição de sedimentos do leito do rio Mira na Praia da Franquia, para proteção de infraestruturas adjacentes na marginal de Vila Nova de Milfontes, também no concelho de Odemira.
