Partindo da viagem de circum-navegação empreendida por Magalhães e Elcano há 500 anos, uma investigação em torno da coabitação de diversas culturas e dos traços sócio-culturais que compõem a sua identidade.

Os artefactos da epopeia funcionam como um pretexto dramatúrgico à investigação histórica, etnográfica e performática, num processo de releitura em paralelismo com as realidades contemporâneas. “Magalhães” é também uma viagem poética e existencial destes homens, pelo conhecimento e pela comunicação entre as diferentes culturas, de viajantes que partem e regressam. É a exploração de uma herança identitária, nos seus códigos e linguagens, globalizantes. É uma viagem de vicissitudes, de confrontos, de tentativas sucessivas, de conhecer o desconhecido, de sonhos e de medos, de encontro com a humanidade.

Trata-se de um espetáculo com encenação de José C. Garcia e interpretação de Nuria Cuadrado e Pedro Diogo, para maiores de 12 anos.

A venda de bilhetes decorre na semana do espetáculo, com um custo de 5 euros (para o público em geral) ou 3 euros (sócios da AJAGATO, jovens até aos 21 anos e maiores de 65 anos).

O Litoral EmCena é um projeto intermunicipal promovido pela AJAGATO em parceria estratégica com as Câmaras Municipais de Santiago do Cacém e de Sines e cofinanciado pelo FEDER, fruto da candidatura n.º ALT20-14-2020-02 – Património Cultural.