Ouça na Rádio Sines

O evento, que em 2022 celebra 20 anos, é promovido pela Associação Cultural Amigos de Alvalade, com o apoio da Câmara de Santiago do Cacém e da Junta de Freguesia de Alvalade.

A iniciativa pretende proporcionar à população local "o conhecimento da história da sua terra" e aos visitantes "o contato com mostras de produtos e artigos regionais".

Nesse sentido, ao longo destes três dias o centro histórico de Alvalade vai transformar-se para receber o rei D. Manuel I e o seu séquito, "com um cortejo pelas ruas do burgo, em honra de sua alteza".

Durante o evento haverá mercadores "apregoando os mais variados artigos" e artesãos a mostrar e ensinar "a sua arte", além de centenas de figurantes trajados a rigor, representações teatrais, espetáculos circenses, música medieval, combates de armas e duelos a cavalo.

A organização revela que nas tabernas serão servidas iguarias inspiradas na época e pelas ruas haverá "trovadores, saltimbancos, cuspidores de fogo, encantadores de serpentes, domadores de aves de rapina e odaliscas".