Ouça na Rádio Sines
José Luís Cacho, presidente do Conselho de Administração dos Portos de Sines e do Algarve, considera que os resultados obtidos em 2024 revelam o “grande trabalho” que foi feito pelo Porto de Sines, nos últimos anos.
Apesar de reconhecer o “cenário difícil” que o setor portuário enfrenta, devido a fatores como “a guerra na Ucrânia” e “a instabilidade internacional”, José Luís Cacho mostrou-se convicto de que o Porto de Sines vai “conseguir duplicar” os atuais resultados nos próximos anos.
Recorde-se que o Porto de Sines registou, no segmento da carga contentorizada, “um crescimento homólogo sustentado de 16%, a que correspondeu uma movimentação de 1,9 milhões de TEUs”, isto é, medida de contentores em que um TEU corresponde a um contentor de 20 pés.
Já no que diz respeito ao volume de carga movimentada, o Porto de Sines “registou 47,8 milhões de toneladas, 11% mais do que o total registado em 2023.
Segundo a administração portuária, o Terminal de Contentores lidera “os índices de movimentação, com 23 milhões de toneladas, seguindo-se o Terminal de Granéis Líquidos, com 20,8 milhões de toneladas”.
A expansão deste terminal, que está prevista decorrer até 2028, dotará o Porto de Sines de uma capacidade instalada de 4,1 milhões de TEUs anuais.