Após dois anos de interregno, o evento regressa com um programa repleto de atividades, com grande destaque para o cante alentejano, artesanato e produtos locais.

A organização pertence à Associação para o Desenvolvimento de Amoreiras-Gare, com o apoio do Município de Odemira e da Junta de Freguesia de S. Martinho das Amoreiras.

A abertura oficial das Festas de Maio acontecerá no dia 29 de abril, pelas 15.30 horas, marcada pelo momento de intervenções por parte da organização e entidades convidadas, pela atuação de alunos do 1º Ciclo e monitores e do Centro de Valorização da Viola Campaniça e Canto de Improviso .

A componente cultural será dinâmica com um programa preenchido ao longo dos três dias do certame, com destaque para a Exposição de Artesanato e Produtos Regionais, que decorre durante a tarde de sexta e todo o fim-de-semana.

Todos os dias haverá animação com viola campaniça e cante através do Centro de Valorização da Viola Campaniça e Canto de Improviso, no Palco Sonoridades e Sabores. A noite de sexta será dedicada ao espetáculo com David Antunes & The Midnight Band e baile com Ricardo Glória.

No dia 30 de abril, a partir das 15.00 horas haverá a atuação do Duo de Concertinas – Francisco Almeida e Ruben Alves, seguida do 16º Festival de Cantares ao Desafio/Improviso, com a participação dos Cantares Ladrão do Sado, por Daniel Gamito e amigos, Cante ao Baldão e Despique com Cantores da Região e Cantares ao Desafio do Minho, por Augusto Canário e amigos. Para as 22.00 horas está agendado o espetáculo “Outros Cantes do Sul” com Pedro Mestre, seguido de baile com Emanuel Martins e Tânia.

No dia 1 de maio, a partir das 11.00 horas haverá um momento dedicado aos Acordeonistas Amadores e Poetas Populares da região. A partir das 15.00 horas, a tarde será dedicada ao Cante Alentejano, com a atuação do Grupo Coral Vozes Femininas de Amoreiras-Gare, Grupo Coral da Casa do Povo de Vila Nova de Milfontes, Grupo Musical Atar e Pôr ao Fumeiro e dos Alunos de Viola Campaniça do CVVCI. As festas encerram com a atuação de Rancho Folclórico da Casa do Povo da Conceição de Faro, a partir das 18.00 horas.

Na componente desportiva, as Festas de Maio recebem, no dia 1 de maio, a caminhada “Pelos Trilhos do Montado”. A Associação Rota Vicentina vai também dinamizar dois passeios de bicicleta, no dia 30 de abril e no dia 1 de maio, ambos com início às 10.00 horas, a partir da Estação de Comboios de Amoreiras-Gare.