Os temas mais emergentes e comumente apontados pelas crianças dos 6 aos 12 anos foram Ambiente, Relações Familiares e Bem-estar Animal. Entre os jovens dos 13 aos 18 anos, as maiores preocupações e vontade de alterar a realidade incidiram sobre as Relações Interpares, Espaços para Jovens e Educação/Formação.

Entre as várias propostas destacam-se o mapeamento de colónias de gatos de rua para posterior captura e esterilização, a realização de vídeo sobre a importância de conservar a qualidade das praias do concelho, a organização de um campo de férias para encontro e convívio entre adolescentes de diferentes freguesias e a organização de oficinas na escola, sobre temas do seu interesse, ao longo do próximo ano letivo.

As crianças do pré-escolar foram desafiadas a expressar a sua opinião acerca da melhoria do espaço escolar.

A iniciativa resulta de uma parceria entre o Fórum do Território de Odemira e os Agrupamentos e Escolas Não Agrupadas do concelho e contou com o envolvimento das direções, educadores e professores, que ajudaram na sua estruturação, transformando e adaptando dinâmicas didáticas e pedagógicas para o conciliar com a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania.

No primeiro ano de implementação, envolveu 250 alunos em 15 grupos no ensino pré-escolar e 305 alunos em 14 grupos desde o 1º ciclo do ensino básico até ao secundário (regular e profissional).

Foram convidados mentores comunitários para acompanhar os grupos e ajudar na construção de propostas que, na perspetiva dos alunos, possam contribuir para melhorar/desenvolver o concelho. Estas propostas foram dirigidas a entidades responsáveis pelo território e com capacidade de concretização, como o Município de Odemira, Juntas de Freguesia, Direções dos Agrupamentos e entidades privadas.

O Fórum do Território nas Escolas permite o envolvimento das crianças e dos jovens na tomada de decisão relativa a assuntos que os afeta, preocupam e sensibilizam, contribui para fomentar a participação ativa e proporcionar uma conceção não abstrata de cidadania, ajudando-os a entender como podem influenciar a comunidade e produzir as alterações que ambicionam.

Este projeto decorre do Fórum do Território, um espaço de participação cívica e reflexão para a coconstrução de um território com mais qualidade de vida, com base na identificação dos objetivos comuns para um desenvolvimento sustentável, assente num modelo inovador de governança.