A enguia é "rainha" na freguesia de Santo André até ao dia 9 de fevereiro
A enguia vai ser "rainha" ao longo das próximas semanas nos restaurantes da Freguesia de Santo André, durante um evento que visa dar a um conhecer um dos principais pitéus da região e que oferece "uma experiência única" aos milhares de visitantes que são esperados.
![](https://radiosines.sapo.pt/images/202501240859494699.jpg)
A 10ª edição do Festival da Enguia da Lagoa de Santo André arranca nesta sexta-feira, numa organização da Câmara de Santiago do Cacém, com o apoio da Junta de Freguesia de Santo André.
A iniciativa prolonga-se até ao dia 9 de fevereiro, contando com a adesão dos restaurantes "A Cascalheira", "Cantinho dos Sabores", "Chez Daniel", "Dom Lucas", "Faz-te Esperto", "Figo Doce", "Giz na Praia", "Mesa da Vila", "Ti Lena Restaurante & Casa do Gin", todos situados na freguesia de Santo André.
Em todos haverá na ementa pratos como enguias de caldeirada, de ensopado, na cataplana, de escabeche, fritas ou grelhadas, com os mais diversos acompanhamentos, desde migas de coentros, de tomate ou de legumes, batata doce ou açorda de alho.
"A iniciativa preza o conceito de experiência gastronómica, facilitado pela excelência dos sabores locais, pelo saber cozinhar, pela genuinidade da cozinha alentejana, tendo como objetivo impulsionar a economia local, através da enguia da Lagoa de Santo André, uma iguaria de qualidade reconhecida, com profundo valor patrimonial, criada no coração da Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha", explica a autarquia em comunicado.
A Câmara de Santiago do Cacém acrescenta que o festival "não tem qualquer caráter competitivo, nem pressupõe qualquer classificação entre os participantes que vão estar, uma vez mais, única e exclusivamente focados em dar a conhecer aquele que é considerado um orgulho da gastronomia local, através do saber fazer e da criatividade".
No âmbito da iniciativa, realiza-se, no domingo, 26, uma caminhada interpretativa na Reserva das Lagoas de Santo André e da Sancha e, no dia 8 de fevereiro (sábado), na Associação da Zona de Brescos, uma degustação de pratos confecionados com enguias, uma exposição de artesanato e a atuação do grupo Puro Cante.