A festa dos 50 anos da Revolução nos cinco municípios do Alentejo Litoral
Dezenas de espetáculos e eventos, culturais e desportivos, preenchem uma vasta agenda nos cinco municípios do Alentejo Litoral ao longo de 2024 para assinalar o 50º aniversário do 25 de Abril de 1974, que pôs fim ao regime ditatorial no país.
Praticamente a decorrer entre janeiro e dezembro, os festejos que assinalam o meio século sobre a Revolução dos Cravos, como ficou conhecida, têm os destaques maiores na véspera de 25 de Abril ou no próprio dia e com nomes destacados do universo musical português.
O cantor Paulo de Carvalho, intérprete da canção “E depois do adeus” - cuja emissão na rádio serviu de senha para os militares estarem a postos na noite de 24 de abril – vai atuar em Grândola na véspera efeméride e em Sines no dia em que se comemora a data da revolução.
Já a banda Xutos & Pontapés toca em Santiago do Cacém na noite de 24 e em Odemira na noite seguinte, enquanto Rui Veloso abrilhanta a noite da véspera do Dia da Revolução em Alcácer do Sal, seguido do projeto musical Bad Monkeyz.
Terra que inspirou José Afonso a escrever a canção que seria a senha para as tropas avançarem para o derrube do regime que vigorou por 48 anos, Grândola vai poder assistir ainda a espetáculos do cantor e compositor AGIR, na véspera do 25 de abril, e da rapper Capicua na noite seguinte. Quatro dias antes, a 20 de abril, decorrerá a inauguração do Núcleo Museológico “Vila Morena”, que proporcionará aos visitantes uma viagem interativa pela canção-senha da Revolução.
Em Alcácer do Sal, para além das cerimónias oficiais de hastear da bandeira nas diferentes freguesias e de muitos eventos desportivos e culturais dedicados à população, o dia do aniversário do golpe de estado vai reunir as três filarmónicas do concelho num único espetáculo, no parque urbano da Margem Sul do rio Sado.
No dia 21 é inaugurada, junto aos paços do concelho, a exposição “Vejam bem, Alcácer numa Praça de gente madura” e a 26 realiza-se um concerto da Orquestra Ligeira do Exército, também na Margem Sul.
Em Odemira, vila onde vão funcionar quatro palcos para espetáculos e eventos, a lista de atividades soma 75 espetáculos e outros eventos em duas semanas. As estrelas da véspera são o fadista Marco Rodrigues e cantor português de reggae Richie Campbell, enquanto no dia 25, além dos Xutos, tocam os Capitão Fausto.
Um espetáculo de rua com a comunidade local intitulado “VOZES AO ALTO!” será um dos momentos altos das comemorações em Santiago do Cacém, através do qual se pretende representar os principais momentos históricos decorridos na cidade, antes e depois da Revolução. Decorre ao início da noite de 24, antes de tocarem os Xutos e Pontapés e do fogo de artifício, que será lançado à meia-noite.
Outro espetáculo de rua vai percorrer as ruas de Sines na noite de 24, este da autoria do Teatro do Mar com a participação da comunidade. Chama-se LEVANTE, funde as artes de rua com o vídeo mapping, a música e a poesia e terminará com um bailado aéreo sobre o mar, na Baía de Sines, protagonizado pelo Sylphes Aerial Ballet. Seguir- se-á fogo de artifício e a atuação do DJ Kura na avenida Vasco da Gama.