O mundial de motociclismo FIM Enduro Vintage Trophy, uma parceria da Federação Internacional de Motociclismo (FIM), Federação Motociclismo Portugal (FMP), Clube Motor Sport de Vila Nova de Santo André, Junta de freguesia de Vila Nova de Santo André e do município de Santiago do Cacém, reúne mais de duas centenas de pilotos veteranos, representantes de cerca de 15 países, naquela que é a maior prova mundial de motas clássicas.

Para o presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, a FIM Enduro Vintage Trophy constitui uma indiscutível mais-valia para a economia local e para a projeção internacional do concelho. “Santiago do Cacém vai passar a fazer parte da rota do Enduro. Vamos receber 250 a 300 pilotos, acompanhados das equipas técnicas e, muitos deles, das respetivas famílias.

Estamos a falar de centenas de pessoas que vão ficar instaladas nos nossos hotéis, frequentar os nossos restaurantes, comprar no comércio local, visitar as nossas praias e desfrutar das nossas paisagens. Já para não falar de todos os adeptos que seguem a modalidade e que costumam acompanhar estas provas”, afirma.

O presidente da autarquia defende ainda que, além dos benefícios imediatos, Santiago do Cacém deverá usufruir de uma projeção mundial muito importante para o seu desenvolvimento: “Durante cinco dias estimamos receber cerca de mil pessoas que poderão voltar para passar férias e que vão certamente falar sobre a nossa terra aos seus amigos, divulgar fotografias e filmes nas redes sociais. Foi a pensar nestes ganhos futuros que nos empenhamos tão fortemente no apoio a esta iniciativa.”

A competição FIM Enduro Vintage Trophy é uma derivação da FIM International Six Days Enduro (ISDE), a corrida de motas mais antiga do mundo. A prova arranca no dia 28 de setembro, no centro de Santiago do Cacém, com uma parada colorida pelo carisma das máquinas que fizeram a história no motociclismo e pelas bandeiras dos países participantes.

Segue-se uma prova de aceleração em Vila Nova de Santo André e dois dias de competição de Enduro puro (70 quilómetros). Para 2 de outubro, estão previstos o especial motorcross em pista e a entrega dos troféus Vintage Veterans Trophy e o Vintage Silver Vase Club.