A edição deste ano do Abril em Odemira - Festival da Justiça e Liberdade arranca nesta sexta-feira, dia 11 de abril, numa parceria do município com diversas instituições locais e nacionais.

Música, literatura, exposições e debates, teatro, cinema, desporto, artes performativas e animação infantil compõem o vasto programa do evento, que se prolonga até dia 27 de abril e "traz às ruas e palcos da vila de Odemira mais de 100 iniciativas", revela a autarquia.

"Ao longo do mês, Odemira afirma-se como vila culturalmente dinâmica, viva e criativa, onde a par da celebração em ambiente de festa se fomenta a reflexão e debate dos valores de abril", acrescenta a mesma fonte.

A Câmara de Odemira refere ainda que, "desde há várias décadas", que "celebra e enaltece anualmente as conquistas e valores de abril, mobilizando milhares de pessoas para um vasto programa de atividades culturais e desportivas que constitui uma referência da programação local e regional".

A edição de 2025 do abril em Odemira arranca a 11 de abril, pelas 21h30, com a passagem do Festival Termómetro, dinamizado pelo radialista Fernando Alvim, pelo Quinta da Música.

A inauguração do evento acontece no sábado, dia 12, numa cerimónia agendada para as 16h00 na Igreja da Misericórdia, que contará com a intervenção do presidente da Câmara Municipal, Hélder Guerreiro, e um momento musical com Mariana Abrunheiro (voz) e Mariana Martins (guitarra portuguesa), que vão interpretar o tema "Verdes anos", de Carlos Paredes.

Neste dia arranca também o II Festival de Estátuas Vivas de Odemira e serão ainda inauguradas as exposições coletiva da Sopa dos Artistas (Igreja da Misericórdia), "Past»»forward" (no espaço Três Sacadas Art Space), "Manifesta-te, essa coisa é que é linda" (Praça José Maria Lopes falcão), "Amílcar Cabral, uma exposição" (Espaço CRI-AR), "Rostos de Abril" (montras da vila), "Do que um homem é capaz O acervo de José Mário Branco" (Olaria Municipal), e "Emigração, exílio e canção de protesto" (Praça de Táxis). Por fim, às 21h30, o Danilo Lopes Sexteto atua no Quintal da Música.

Como habitualmente, os concertos voltam a ser um dos grandes destaques do evento, com as atuações de Ana Lua Caiano e Plutónio na noite de 24 de abril, enquanto que no dia seguinte será a vez de The Legendary Tigerman e HMB subirem ao palco. Para o dia 26 de abril estão previstos espetáculos com o Quinteto Trio Odemira e Deejay Telio.

Ainda no plano musical, destaque para mais uma edição do festival Mirafest (dias 18 e 19, com a presença de bandas como os britânicos GBH ou os portugueses Mata Ratos, um encontro de grupos corais (dia 19) e um encontro de bandas filarmónicas (dia 27).

Durante o Abril em Odemira terá também lugar o ciclo de conversas "Arte e Revolução" (dias 17, 23 e 27), o ciclo de cinema "Fulgores de Abril" (dias 18, 19 e 23), uma feira do livro (dias 22 a 26), e a 43ª edição do Circuito de Atletismo Vila de Odemira (dia 18).