O livro surgiu no âmbito do projeto "Aventura(-te) com as Letras", dinamizado pelo Agrupamento desde o ano letivo 2021/2022. Desafiados a participar no projeto, todos os alunos das oito turmas de 4.º ano de escolaridade das quatro escolas básicas do Agrupamento de Escolas de Sines (EB n.º 1, n.º 2, n.º 3 e Porto Covo) recordaram o seu percurso no 1.º ciclo com um texto e uma ilustração.

Bernardette Almeida, diretora do Agrupamento de Escola de Sines, enquadra este projeto na prioridade que tem sido dada, com maior investimento nos últimos cinco anos, à promoção de competências de leitura e escrita.

"A leitura e a escrita são competências essenciais para o sucesso integral dos nossos alunos, na escola e na sua vida futura, tanto a nível pessoal, como profissional, uma vez que promovem a aprendizagem, o desenvolvimento intelectual, a aquisição de conhecimento, o pensamento crítico, a capacidade de análise, a organização de ideias, de argumentação, de comunicação com os outros de forma mais eficaz. E, num mundo cada vez mais digital e global, onde a informação circula de forma aberta na internet, passam a ser ainda mais relevantes a capacidade de ler e interpretar textos de forma crítica."

Além da leitura e da escrita, destaca Bernardette Almeida, o projeto contribui também para as demais competências estabelecidas na Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, como a criatividade, a sensibilidade artística e sócio emocional. A Câmara Municipal de Sines patrocinou a edição do livro, possibilitando que todos os alunos o pudessem receber de forma gratuita.

Presente na entrega dos livros, o vereador da Educação, Fernando Ramos, afirmou:"Os primeiros quatro anos de escolaridade são muito importantes na nossa formação. Todos nos lembramos desta fase da nossa vida, do que aprendemos e nunca mais esquecemos, dos amigos que fizemos, da relação de proximidade que estabelecemos com a professora ou o professor. Ao apoiar a edição deste livro de finalistas do 4.º ano, a Câmara Municipal de Sines associa-se aos objetivos do projeto ‘Aventura-(te) com as Letras’ e partilha da felicidade que é dar a estes alunos um objeto que, daqui a muitos anos, lhes vai trazer à memória estes anos essenciais na história das suas vidas."O projeto do livro "A Escola que levo Comigo" foi dinamizado por Sofia Araújo, psicóloga dos Serviços Técnico Pedagógicos do Agrupamento, com montagem de Carlos Barbosa, docente de EV/ET, e intervenção das professoras titulares e de outros professores e técnicos do Agrupamento.