Águas de Santo André continua a apostar na redução de perdas de água
A Águas de Santo André, S.A (AdSA) anunciou que implementou um programa de gestão de redes na rede de distribuição de água em Vila Nova de Santo André
No âmbito da implementação de uma política de redução de perdas de água que tem por objetivo aumentar a eficiência do seu sistema, a Águas de Santo André, S.A. (AdSA), continua a reforçar o investimento na região garantindo um serviço de excelência a todos os seus clientes.
Decorrente desta estratégia, desde 2021, a AdSA tem vindo a implementar o sistema WONE® - Water Optimization for Network Efficiency, desenvolvido pela EPAL.
Esta metodologia é suportada por um eficaz programa de gestão de redes, vocacionado para a otimização do combate às perdas de água, permitindo a sua monitorização online e detetando principalmente as fugas não visíveis que, por serem absorvidas nos solos, são de mais difícil deteção.
Tendo por base o sistema WONE®, foi definida uma estratégia para tornar a rede de distribuição mais eficiente, que se iniciou com formação especializada aos trabalhadores da empresa, seguida da implementação de zonas de monitorização e controlo (ZMC’S) e, numa fase final, com a realização campanhas de deteção de fugas.
A implementação deste sistema permite à AdSA antecipar a deteção de fugas e reduzir perdas, melhorar o planeamento das intervenções de reparação e redução do seu custo, traz maior eficiência na utilização do recurso escasso que é a água e consequentemente uma redução do consumo de energia, diminuição do uso de reagentes e de emissões de CO2.
Esta otimização traduz-se num conjunto de vantagens para os consumidores, nomeadamente, no que respeita à fiabilidade do serviço de abastecimento de água e à qualidade da água fornecida.
A empresa reafirma o seu compromisso com a gestão sustentável dos recursos e com a satisfação dos seus clientes.
A Águas de Santo André, S.A, está comprometida em continuar a reforçar o investimento na área de intervenção, contribuindo para a qualidade de vida das populações que serve, bem como para a preservação da qualidade do ambiente, sendo um pilar fundamental para o desenvolvimento sustentável da região.