Segundo fonte oficial da AdSA, “na sequência da transferência recente da Barragem de Morgavel, sob responsabilidade da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) para a AdSA, foi desenvolvido uma análise profunda a esta infraestrutura onde se identificou uma fuga de complexa resolução técnica e de investimento avultado”.

Desta forma, “a AdSA iniciou de imediato um procedimento de contratação pública para intervenção no sistema de descarga de fundo da Barragem de Morgavel, que se estima estar concluída no prazo de dois meses”.

Com esta intervenção, “a AdSA irá eliminar, em definitivo, a perda de água pela descarga de fundo da barragem que se verifica há demasiado tempo, garantindo finalmente a resolução desta situação”.

“Esta ação reveste-se de uma importância significativa do ponto de vista operacional, alinhando a eficiência desta infraestrutura às melhores práticas da Águas de Santo André, constituindo um exemplo de eficiência hídrica que esta empresa demonstra na gestão das suas redes de abastecimento de água, estando hoje no top 20 nacional em mais de 300 entidades gestoras” sublinhou a AdSA.