AHSA e IEFP promovem formações essenciais para a atividade agrícola
A AHSA – Associação de Horticultores, Fruticultores e Floricultores dos Concelhos de Odemira e Aljezur promoveu, em parceria com o IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, duas formações durante o mês de novembro – “Condução e operação de tratores em segurança” e “Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos”.
Através deste tipo de iniciativas, a AHSA e o IEFP têm como objetivo responder às necessidades de formação das empresas do setor agrícola do sudoeste alentejano.
As ações, que contaram com mais de 30 participantes de várias nacionalidades cada, tiveram o apoio de duas empresas associadas da AHSA – a Maravilha Farms e a Hortipor –, que cederam o seu espaço e equipamentos para as componentes teóricas e práticas.
Neste ponto, refira-se que durante a formação de “Condução e operação de tratores em segurança”, os participantes tiveram a oportunidade de operar diretamente com as máquinas no terreno, adquirindo competências práticas e normas e ferramentas de segurança.
Já a sessão de “Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos” visou capacitar os formandos para a manipulação e aplicação segura destes produtos fitofarmacêuticos, abordando princípios gerais de proteção, sistemas regulamentares para redução do risco, máquinas e técnicas de aplicação e armazenamento e transporte dos mesmos.
O objetivo passa por minimizar os riscos para o aplicador, o ambiente, espécies e organismos não visados e o consumidor, de acordo com os princípios da proteção integrada.
Luís Mesquita Dias, presidente da AHSA, considera que “além de essenciais para a elevar a qualidade da atividade agrícola, este tipo de formações oferece aos colaboradores das empresas agrícolas do sudoeste alentejano a oportunidade de enriquecer e atualizar os seus conhecimentos, adquirindo competências práticas que podem aplicar imediatamente no seu dia a dia”. E continua: “Graças a esta parceria com o IEFP, cuja experiência tem provado ser extremamente valiosa nestas iniciativas, conseguimos continuar aquela que é uma das nossas grandes missões: aumentar o know-how, da produtividade e da segurança dos produtores locais”.
O curso de “Condução e operação de tratores em segurança” terá uma segunda edição, com início a 10 de dezembro.