O evento é promovido pela Arbutus - Associação para a Promoção do Medronho, com os apoios da Câmara de Odemira e das juntas de freguesia de Sabóia e de São Teotónio, tendo por objetivo "divulgar" o concelho e, "em especial, a localidade de Sabóia como o epicentro do medronho".

O 9º Festival do Medronho irá decorrer na Moagem de Sabóia e na Rua do Mercado, próximo do futuro Centro Interpretativo do Medronho e Destilaria Comunitária da localidade, arrancando pelas 9h45, com a realização de conferências sobre o cultivo, produção e potencial económico do medronho.

Para as 13h00 está previsto um almoço-convívio, seguindo-se a apresentação do "Guia das Destilarias do Sudoeste de Portugal" (15h00), a mesa-redonda "Medronho, artesanato, cultura e turismo: desafios para uma fileira emergente" (16h00), uma degustação de receitas com medronho (17h00) e um "medronho de honra" (17h30).

O dia termina com música ao vivo, a partir das 17h00, na Rua Gago Coutinho, com um espetáculo de cante ao baldão e as atuações dos grupos Andamula e Moços do Mira e do DJ Lighthouse.

Para domingo, 30, está prevista, a partir das 9h30, uma caminhada e visita a destilarias na freguesia de São Teotónio.