As Festas de Maio têm início na noite de 30 de abril, com baile e DJ, e a inauguração do evento está agendada para as 11.00 horas de dia 1 de maio, quinta-feira feriado, acompanhada de arruada com a Banda Filarmónica de Odemira. Durante a tarde, destaque para a apresentação do livro “Mágicos da Viola Campaniça – Pedro Mestre” e para o 17º Festival de Cantares ao Desafio e Improviso, com cantadores da região, dos Açores e da Madeira e cantares do Minho. O dia termina com momento musical com o grupo “Os Amantes do Alentejo”.

Durante o evento promovido pela Associação para o Desenvolvimento Local de Amoreiras-Gare, com o apoio do Município de Odemira e da Junta de Freguesia de São Martinho das Amoreiras, a habitual Exposição de Artesanato e Produtos Regionais será acompanhada por um programa de animação diário preenchido com música tradicional, showcookings de produtos locais e provas de vinhos.

O certame retoma as atividades na manhã de 3 de maio, com demonstração de jogos tradicionais. Para as 15.30 horas, está agendada a abertura oficial da Exposição “Um século de Portugal: Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura Recreio e Desporto”, e encontro do associativismo do concelho de Odemira. A animar a noite, haverá música ao vivo com Luís Contente, DJ e festa com Projecto Remember Old Times.

No sábado, o Cante Alentejano vai estar em destaque com a participação do Grupo Coral Vozes Femininas de Amoreiras-Gare, Grupo Coral Infantil de Odemira Cá Se Canta, Grupo Coral Os Moços da Aldeia e Grupo Coral Os Cantadores do Desassossego. Ainda durante a tarde, o Rancho Folclórico Os Camponeses de S. Francisco sobe ao palco. A partir das 22.00 horas, está agendado o concerto com o grupo musical O Cruzeiro, seguido de baile com a banda Cristais da Noite.

Na componente desportiva, as Festas de Maio recebem o Torneio de Futsal da Freguesia de São Martinho das Amoreiras no dia 4 de maio, agendado para as 9.00 horas no Campo da Antiga Escola Primária e, no dia 1 de maio, a 7ª Caminhada “Pelos Trilhos do Montado”.

No último dia de festas, haverá Missa Solene pelas 10.00 horas. Ainda durante a manhã, a animação estará a cargo de Acordeonistas e Poetas Populares, e a tarde será dedicada à música tradicional alentejana, com os Grupos Centro da Viola Campaniça, Em Canto e Sol do Torrão, seguidos pela atuação do Rancho Folclórico de Odiáxere. As festas encerram com o Grupo Cantadores do Alentejo, a partir das 19.00 horas.