Ano letivo 2024/2025 começou nas escolas do concelho de Sines
As aulas arrancaram no dia 12 de setembro na Escola Secundária Poeta Al Berto e, no dia 16 de setembro, no Agrupamento de Escolas de Sines, exceto para os alunos do 9.º ano, que começaram a 13 de setembro.
A Câmara Municipal de Sines garantiu que as condições necessárias estavam asseguradas para que o início do ano letivo decorresse com normalidade, continuando a promover a igualdade de oportunidades para todos os alunos, independentemente da sua situação económica ou localização.
Este ano, o Agrupamento de Escolas de Sines conta com 1329 alunos matriculados.
No pré-escolar público, estão inscritos 218 alunos, distribuídos por 11 turmas, e no 1.º ciclo do ensino básico são 642 alunos, organizados em 32 turmas. Nos 2.º e 3.º ciclos da Escola Vasco da Gama estão matriculados 469 alunos, sendo 294 no 2.º ciclo, distribuídos por 15 turmas, e 175 no 3.º ciclo, distribuídos por 9 turmas.
Na Escola Secundária Poeta Al Berto, estão matriculados 663 alunos, dos quais 327 frequentam o 3.º ciclo e 253 o ensino secundário. Para além disso, há 70 alunos inscritos nos cursos profissionais, distribuídos por 6 turmas, com percursos que conferem dupla certificação, e 13 alunos numa turma de Cursos de Educação e Formação (CEF).
No CENFIM – Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica, encontram-se inscritos 96 formandos, organizados em 6 turmas. Na ETLA – Escola Tecnológica do Litoral Alentejano, estão matriculados 257 alunos, distribuídos por 15 turmas.
Relativamente ao Apoio Social Escolar, a Câmara Municipal de Sines garante apoio a, pelo menos, 238 alunos, dos quais 160 do 1.º ciclo e 78 do pré-escolar. Este apoio inclui material escolar e a redução ou isenção do valor das refeições.
No que se refere ao apoio nos transportes escolares, 119 alunos estão abrangidos, até ao momento, por este benefício, que se divide em duas modalidades: circuito especial, assegurado por viaturas e motoristas da Câmara Municipal de Sines (para alunos do pré-escolar ao ensino secundário), e a comparticipação do passe dos transportes interurbanos (para alunos do 2.º ciclo ao ensino secundário).