Ao todo, são 4 projetos finalistas que terão apoio para implementação no terreno de ideias que tragam benefícios concretos para as comunidades dos dois concelhos. Estão a concurso os seguintes projetos finalistas:

• Maré de Ciência: projeto de trocas de cartas entre cientistas e estudantes desenvolvido pela Cartas com Ciência, uma associação sem fins lucrativos que promove o diálogo entre cientistas e estudantes de comunidades de baixos rendimentos nos países de língua oficial portuguesa.

• NISS – Espaço de Memórias das Rotas Atlânticas: projeto que pretende promover a valorização do património e a participação ativa da sociedade através de várias iniciativas com impacto na região.

• + Saúde, Fisioterapia Social ao Domicílio: projeto que pretende assegurar fisioterapia ao domicílio a idosos na região de Sines e é promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Sines (SCMS).

• #saudável_mente: projeto de promoção de competências de saúde mental e bem-estar promovido pela ESPIGA – Cooperativa de Solidariedade Social.

Para Fabiola Bordino, Diretora de Sustentabilidade da Start Campus, “esta é uma fase importante desta primeira edição uma vez que devolvemos a palavra aos cidadãos de Sines e Santiago do Cacém para escolherem quais os projetos que beneficiarão deste apoio que, na verdade, será posto ao serviço da comunidade local. Trata-se da fase em que os projetos são alvo de sondagem pública e comunitária num modelo semelhante ao orçamento participativo em prática em alguns municípios do país. O que mais desejamos é que, quando implementados, os projetos vencedores tragam um impacto positivo e muito concreto para a região”.

O projeto com o maior número de votos será premiado com um financiamento de até 90%. Os concorrentes adicionais poderão receber financiamento com base no orçamento remanescente e disponível para este ano. Os beneficiários serão anunciados na plataforma e celebrados numa cerimónia em Sines, no final de abril. As votações decorrem até dia 5 de maio. Além do financiamento aos projetos vencedores a Start Campus também dará apoio técnico para garantir a sua execução no terreno e em benefício da comunidade. As votações nos projetos finalistas serão feita on-line no seguinte endereço: Votações GAMMA

O nome do programa é inspirado em Vasco de Gama, figura histórica natural de Sines, e no "fator gama" dos negócios, símbolo do impacto social. O objetivo da Start Campus ao criar a Plataforma GAMMA é capacitar os membros da comunidade a serem líderes no desenvolvimento regional, apoiando iniciativas locais que refletem quatro pilares de investimento: desenvolvimento educacional, ambiente, comunidade e empreendedorismo.