Arlindo Passos foi a escolha da CDU para tentar suceder a Vítor Proença, que não se pode recandidatar devido à limitação de mandatos e já foi anunciado como cabeça de lista comunista em Santiago do Cacém.

Segundo a CDU, a candidatura encabeçada por Arlindo Passos "assume-se na continuidade do trabalho e intervenção da CDU à frente dos destinos do concelho nos últimos três mandatos sempre ao serviço das suas populações".

A candidatura de Arlindo Passos a presidente da Câmara de Alcácer do Sal "é assim uma aposta que dá continuidade ao projeto, à visão e às propostas da CDU e que pretende aprofundar ainda mais uma gestão democrática, de proximidade e inovadora, que respeita e valoriza os trabalhadores da autarquia, que pretende elevar o desenvolvimento do concelho a novos patamares nas mais diversas áreas e continuar a projetar Alcácer do Sal na região Alentejo e no país".

Militante do PCP, Arlindo Passos foi, entre outros cargos, presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria do Castelo entre 2009 e 2013 e, desde 2013, da União de Freguesias de Alcácer do Sal.

Foi igualmente presidente da direção da Sociedade Progresso Matos Galamba e da Associação Humanitária dos Bombeiros Mistos de Alcácer do Sal.

Arlindo Passos é o terceiro candidato oficial à presidência da Câmara de Alcácer do Sal, depois de anunciadas as candidaturas de Clarisse Campos (PS) e Mário Paracana (Chega).