Segundo a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL), durante a reunião a governante e a sua comitiva "ficaram a conhecer em detalhe a redução dos preços máximos dos passes para 20 euros desde o início deste ano, para lá da gratuitidade anteriormente atribuída aos títulos de transporte de estudantes e antigos combatentes".

Também "a gratuitidade do transporte para praias da região durante os meses de julho e agosto, um projeto inédito a nível nacional que se realiza há dois anos", foi apresentado à governante, acrescenta a mesma fonte em comunicado.

Relativamente ao futuro, continua a CIMAL, está "na calha" a criação de "quatro novos interfaces de transportes públicos de passageiros em Grândola, Odemira, Santiago do Cacém e Sines", assim como "a renovação da estrutura existente em Alcácer do Sal, tudo com verbas Fundo da Transição Justa (FTJ)".

Outra aspiração que vai continuar entre as exigências da CIMAL junto do Governo "é a redução do custo da travessia fluvial do rio Sado entre Tróia e Setúbal", enquanto na área da ferrovia foi reforçada, junto da secretária de Estado, "a necessidade de retomar o serviço regional de passageiros da CP na linha do Sul, servindo os concelhos de Alcácer do Sal, Grândola e Odemira, com ligação a Santiago do Cacém e Sines".

Já na rodovia voltou a estar "em cima da mesa" a necessidade "urgente de reparar o troço do IC1 entre Palma e Alcácer do Sal e da Estrada Nacional 263 entre a Comporta e Alcácer do Sal".

Por seu lado, ao nível de novas vias, e para lá da transformação do IP8/A26 em autoestrada, "voltou a ser reforçada, por parte dos dirigentes da CIMAL, a necessidade de uma nova via com perfil de autoestrada para ligar Sines a Odemira", conclui o comunicado.