Na próxima sexta-feira, dia 4 de agosto, às 18h00, é inaugurada a Exposição «Encosto» que apresenta trabalhos recentes de pintura e escultura de José Batista Marques, acompanhados por uma peça sonora de Eva Oddo.

As obras exploram o tema da casualidade, numa deambulação que acaba na cova mas passa sempre pela casa de banho.

José Batista Marques é licenciado em Artes Plásticas-Pintura  pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa,  Mestre em Gestão e Estudos da Cultura - ramo de Entretenimento e Indústrias Criativas pelo ISCTE  e professor de Gestão das Artes na Escola Artística António Arroio em Lisboa.

Desde 1998, exerce funções operativas de artista plástico e produtor/gestor cultural, no mercado artístico nas suas diferentes áreas de atuação - criação, produção, programação, receção -  com apresentação de obras e/ou projetos de âmbito nacional e internacional em galerias, feiras de arte contemporânea, bienais, espaços institucionais e espaços independentes, tendo sido reconhecido no âmbito académico e nas artes-plásticas, com a atribuição de diversos prémios e distinções.

No sábado, dia 5 de agosto, às 18h00, é inaugurada a Exposição de Pintura «Backroom Diary» da autoria de Guilherme Lourenço, que apresenta composições minimalistas que exploram o movimento através de traços enérgicos, ponderados, mas imprevisíveis.

Uma espontaneidade controlada que procura um equilíbrio entre a escolha de cores e texturas, estudando a essência de cada traço e a sua disparidade.

As telas são como páginas de um diário visual, uma escrita abstrata que convida a interpretações únicas através da forma, encontrando significado e ressonância em cada composição.

Guilherme Lourenço é um jovem artista de Grândola, polivalente e autodidata, interessado em diversas vertentes artísticas. 

Na pintura explora a cor e texturas de uma forma abstrata, procurando uma harmonia entre elas e permitindo ao espectador liberdade de interpretação.

Devido à sua paixão pela criação fundou a Upheaval.Art, uma marca que alia o sentido estético da sua arte ao design e streetwear, que tem como objetivos centrais a multidisciplinaridade e ecleticismo, por meio da promoção de trabalhos de diversas naturezas, criando assim oportunidades de experimentação, colaboração e exploração de novas dimensões artísticas.