Inaugurada em abril de 2021, com a assinatura  dos arquitetos Matos Gameiro e Pedro Domingos, tem sido referência em diversas revistas da especialidade e nomeada para diversos prémios nacionais e internacionais de arquitetura.

Para o executivo liderado por António Figueira Mendes, esta distinção, é motivo de orgulho e vem consolidar a evidência de que este equipamento cultural é uma aposta ganha para Grândola, para a Cultura e para o Futuro.

Com acessibilidade universal à cultura, este importante equipamento público, concebido para ser um centro da vida social, de arte e cultura e um espaço educativo e de lazer, tem as condições ideais para acolher todos os utilizadores. Conforto, qualidade e inovação são características que distinguem este espaço de cultura multifuncional.

O Júri foi composto por Paulo Silva, Head of Country da Savills, Hugo Santos Ferreira, presidente da APPII, Carlos Mineiro Aires, engenheiro e ex-Bastonário da Ordem dos Engenheiros, arquitecto Mário Sua Kay, e teve como estreantes Rui Meneses Ferreira, presidente da APR – Associação Portuguesa do Turismo Residencial e Resorts, Paulo Santos, director de Sistemas de Gestão e Certificação da ADENE – Agência para a Energia, e Joana Rodrigues, directora de Arquitectura na Savills Portugal.

O Prémio Nacional do Imobiliário 2022 (PNI2022), conhecido como os "óscares do imobiliário” existe de 1996 e recebeu candidaturas de empreendimentos ou fases autónomas de projetos situados em território português e cuja construção tenha sido concluída entre 1 de janeiro de 2021 e 31 de dezembro de 2021.