Bloco de Esquerda questiona Governo sobre Lagoa de Santo André
O grupo parlamentar do Bloco de Esquerda (BE) questionou o Governo, através do ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, sobre os "impactos e consequências" das sucessivas falhas de abertura da Lagoa de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém, ao mar.
Segundo os bloquistas, "nos últimos anos, têm decorrido problemas na abertura do cordão dunar para permitir o contacto entre o aquífero e o oceano", sendo que "só este ano conta já três tentativas falhadas".
"A não concretização deste processo traz consequências socioeconómicas, socioeconómicas - como a extinção da enguia - com graves repercussões para o património natural e cultural, assim como problemas de saúde pública como as pragas de mosquitos e 'maus cheiros' devido à acumulação de matéria orgânica no sistema lagunar", acrescenta o BE.
Nesse sentido, o grupo parlamentar bloquista quer também saber "que medidas e intervenções estão previstas a curto e médio prazo para a Lagoa" e "qual a estratégia para garantir o futuro" desta.