O dia começou com o hastear das bandeiras e romagem ao Cemitério de Odemira, para homenagear os bombeiros falecidos. Os odemirenses foram comtemplados com um desfile de viaturas dos bombeiros pelas ruas da vila, de seguida o da receção em parada por uma companhia às entidades convidadas para a sessão solene.

Na sessão solene houve entrega de certificados de formação aos operacionais referente aos anos de 2021/2022, na qual três operacionais foram promovidos à categoria superior e nove operacionais foram condecorados com Medalhas de Assiduidade (5 anos grau cobre, 15 anos grau ouro, 20 anos grau ouro), Medalha de Dedicação e Altruísmo (25 anos grau ouro) e Medalha de Serviços Distintos (grau prata). A AHBV de Odemira foi agraciada pela Liga dos Bombeiros Portugueses com a Medalha de Gratidão COVID19.

A cerimónia contou com a presença de Hélder Guerreiro (Presidente da Câmara Municipal de Odemira), Eduardo Correia (Vice-Presidente do Conselho Executivo da Liga dos Bombeiros Portugueses), Carlos Pica (Comandante Distrital de Beja da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil),  Comandante Maria João Guerreiro, em representação da Federação dos Bombeiros do Distrito de Beja), António Camilo Coelho, (Presidente da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntário de Odemira), Luís Oliveira (Comandante dos Bombeiros Voluntários de Odemira) e Luís Freitas (Presidente da Mesa da Assembleia da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Odemira).

No final decorreu a apresentação de duas novas viaturas que receberam a bênção pelo Padre Nuno Oliveira. O dia de aniversário terminou com o almoço convívio e o bolo de aniversário.


Fonte e foto: CM Odemira