Foto: Vigilantes da Estrada

"As coisas estão melhores, pois a frente em direção ao Algarve está dominada. Mas continuamos com duas frentes ativas, uma em direção a Norte e outra a Este", disse hoje à agência Lusa o comandante Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Litoral, Tiago Bugio.

Segundo este responsável, "as chamas estão a ceder aos meios de combate", que já contam com sete meios aéreos, acrescentou.

O comandante Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Litoral adiantou também que os utentes do Parque de Campismo de São Miguel, evacuado na tarde de sábado devido ao incêndio, já regressaram às instalações do parque.

O alerta para o incêndio foi dado às 14:49 de sábado e no combate às chamas estão, neste momento, 333 operacionais apoiados por 102 viaturas de várias corporações de bombeiros do Litoral Alentejano, Algarve e Baixo Alentejo, além de sete meios aéreos.

Durante as operações no sábado foram evacuadas algumas habitações na zona de São Miguel "por precaução" e a Estrada Nacional 120 esteve cortada entre as 15:00 e as 22:40.

Os únicos incêndios florestais significativos ativos na manhã deste domingo são os que atingem o concelho de Castelo Branco e o concelho de Odemira, cujo combate está a correr favoravelmente, informou uma fonte do comando nacional da Proteção Civil.