As Brisas do Atlântico têm as vertentes de competição e de lazer, sendo a vertente competitiva nas modalidades de Run & Bike e Atletismo (Meia Maratona, Estafeta e Desporto Adaptado) e de cicloturismo, BTT, orientação e pedestrianismo na vertente de lazer.

À semelhança de edições anteriores as Brisas do Atlântico têm como missão financiar causas/projetos que promovam a Inclusão pela Prática Desportiva a serem desenvolvidos por associações/instituições que desenvolvem o seu trabalho no concelho nas mais diferentes áreas. As entidades do concelho de Odemira poderão apresentar as suas candidaturas até ao dia 3 de junho (enviar por correio registado com aviso de receção para: Município de Odemira, Divisão de Desporto e Saúde, Praça da República, 7630-139 Odemira ou por email para o desporto@cmodemira.pt).

O valor das inscrições reverte para os projetos/causas concorrentes mais votados pelos participantes das Brisas do Atlântico, no dia 10 de junho, no final da prova.

A prova tem início na Praia do Almograve, estando a concentração marcada para as 8.00 horas. O evento é aberto a todos os atletas, federados e não federados, com prémios monetários para os vários escalões nas modalidades de competição. Na vertente competitiva, as provas de atletismo e run & bike têm um percurso de 21,1 km, que liga o Almograve à Zambujeira do Mar. Na vertente lazer, há dois percursos pedestres com 4 km e 8,5 km, passeios de BTT e cicloturismo com percursos de 20 km e 25 km e a prova de Orientação (caça ao tesouro para grupos e famílias) com 5 km que irá decorrer entre a praia e a aldeia do Almograve.