Câmara de Odemira vai ter um orçamento de 74 milhões de euros em 2025
A Câmara de Odemira vai contar em 2025 com o maior orçamento "de sempre", no valor de 74 milhões de euros, mais 6,9 milhões que o valor previsto para o presente ano. O Orçamento e as Grandes Opções do Plano (GOP) da autarquia odemirense para o ano de 2025 foram aprovados na Assembleia Municipal a 6 de dezembro, por maioria, com 19 votos a favor do PS, nove votos contra da CDU, dois votos contra da coligação Juntos Cumprir Odemira (liderada pelo PSD), uma abstenção da CDU e outro do Bloco de Esquerda.
Antes, os documentos tinham sido aprovados pelo executivo municipal, a 28 de novembro, igualmente por maioria, com cinco votos a favor do PS e dois contra da CDU.
Em comunicado, a Câmara de Odemira revela que o seu orçamento para 2025 "representa a concretização e o lançamento de importantes investimentos nos domínios da valorização dos espaços urbanos, de infraestruturas para incubação e fixação empresarial, de equipamentos públicos, de qualificação do parque escolar e de respostas para habitação".
Entre os projetos a concretizar no próximo ano, destaque para a conclusão da segunda fase da reabilitação urbana da Zambujeira do Mar e o início da requalificação do núcleo urbano de São Teotónio.
Na área do desenvolvimento económico "será dada continuidade ao ciclo de investimentos em incubadoras de empresas", revela a autarquia, apontando o início da obra da Incubadora de Empresas de Odemira, o lançamento dos concursos para as empreitadas da Incubadora de Empresas de São Teotónio e do Centro de Valorização de Produtos do Interior, em São Martinho das Amoreiras, e o lançamento de concurso para o projeto da Incubadora de Empresas de Vila Nova de Milfontes.
Em 2025 vai igualmente avançar a empreitada do Centro Interpretativo "Rio Mestre de Água Salgada", assim como as obras de cobertura do Pavilhão Desportivo Municipal, das escolas EB 2,3 de Odemira e de São Teotónio e da Secundária de Odemira, além do relançamento da empreitada de construção do Centro Escolar do Almograve.
Em matéria de habitação, a Câmara de Odemira perspetiva que 2025 seja um ano "de forte investimento", com o lançamento" de várias empreitadas de construção e de reabilitação de imóveis".
Por outro lado, acrescenta, "a par de vários projetos e obras em execução ou em fase de adjudicação no âmbito do atual quadro comunitário, em 2025 será iniciada a construção de projetos e soluções para um novo pacote de financiamento, em domínios como a reabilitação, revitalização ou refuncionalização urbana para privilegiar o espaço público como promotor da saúde, a renovação e novos sistemas de tratamento de águas e de águas residuais e em processos de modernização administrativa".