O compromisso foi firmando durante o encontro de balanço do primeiro ano do “Viver + Ativo”, que decorreu no Auditório Municipal António Chainho, em Santiago do Cacém, com a participação especial da atleta Joaquina Flores.

O Programa Viver + Ativo pretende apoiar a população na criação e manutenção de rotinas mais saudáveis, que fomentem a prática de atividade física regular. O balanço do primeiro ano mostrou que aderiram 180 utentes ao projeto, e que destes 84, 2% verificaram uma redução do peso e o IMC, e 42,4% do perímetro abdominal.

O Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, acompanhado pela Vereadora da Intervenção Social e Saúde, Sónia Gonçalves, sublinhou que este protocolo “é a forma de assumirmos o compromisso para o futuro de darmos continuidade a esta iniciativa.”

Destacando o facto de “vivermos num Concelho que tem muitas propostas que promovem a atividade física. Desde logo a Câmara Municipal com os seus equipamentos desportivos e um movimento associativo dinâmico que promove ao longo do ano inúmeras iniciativas.”

Em relação ao Viver + Ativo “é um programa para todas as idades porque o seu objetivo principal é ajudar as pessoas a terem mais saúde combatendo o sedentarismo, porque sabemos que o desporto contribui para a qualidade de vida.” Salientando que “a sua concretização só é possível devido a esta parceria que envolve a Câmara Municipal, a ULSLA, as Juntas de Freguesia, as associações, as coletividades e os clubes desportivos.”  

Álvaro Beijinha manifestou a sua satisfação pela participação dos utentes neste Programa, “que sirvam de exemplo de vida,” e a expectativa de que este “cresça e seja cada vez mais conhecido pela população.” 

A Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA), Catarina Arizmendi Filipe, frisou “que são estes programas que são importantes para as nossas comunidades. Sendo que este trabalho de parceria com os municípios é fundamental para conseguirmos ganhos em saúde. Mais do que perder peso é sentirmo-nos bem, e este Programa permite mudarmos os nossos hábitos alimentares e de atividade física.”

Durante a mesa redonda a convidada Joaquina Flores deu o seu exemplo de que “nunca é tarde para se fazer desporto, eu comecei a correr com 50 anos e ainda o faço com 83. Sinto que a corrida me dá saúde e energia para viver.

Cada um deve procurar a atividade mais adequada, vai ver que no final só tem a ganhar.” Também os utentes do projeto Maria José Costa e Manuel Sá, partilharam, com os presentes, a sua experiência positiva.

Na Mesa Redonda participaram Zaida Alves, diretora clínica dos cuidados de saúde primários da ULSLA, Tatiana Silva, nutricionista, Inês Sobral, enfermeira da unidade de cuidados na comunidade de Santiago do Cacém, Pedro Vilhena, do serviço de desporto da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, com moderação de Filomena Marquês dos serviço de Intervenção Social e Saúde da Autarquia.

O Viver + Ativo tem como destinatários a população do concelho de Santiago do Cacém, abrangendo todas as freguesias, dando primazia à população sedentária com riscos de saúde associados, independentemente da sua idade.

Os utentes são sinalizados e encaminhados em consulta, por médicos, enfermeiros, nutricionistas ou outros profissionais de saúde, da ULSLA, e ao aderirem ao Programa são avaliados e acompanhados por uma equipa inicial constituída por um técnico superior de desporto da Câmara Municipal, por um enfermeiro e por um nutricionista da ULSLA.