No âmbito da Política Municipal em matéria de Ação Social Escolar, com um investimento no valor de cerca de oito mil euros, foi definido para os alunos da educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico, com os Escalões A e B, o apoio para a aquisição do material escolar, a ser levantado nas papelarias dos agrupamento de escolas, assim como, para as visitas de estudo dos alunos do 1. º ciclo a ser transferido para o agrupamento de escolas, quando realizadas.

 

Assegurar as Atividades de Animação e Apoio à Família no pré-escolar que prestam apoio, das 08h30 às 18h30, a 507 crianças dos 15 Jardins de Infância públicos do Concelho, significa para a Câmara Municipal um montante de 60 mil euros mensais em vencimentos.

 

Na área da educação a Autarquia realiza um investimento constante, todos os anos letivos, na ordem de um milhão e meio de euros. Uma estratégia definida para uma área que considera prioritária, colocada em prática, há vários anos letivos, independentemente do processo de transferência de competências levado a cabo pelo Governo, que passou para a responsabilidade do Município todos os estabelecimentos de ensino dos quatro agrupamentos de escola do Concelho, nomeadamente o de Santiago do Cacém, o de Cercal do Alentejo, o de Alvalade - Professor Arménio Lança, e o de Santo André.

 

Os apoios prestados abrangem, ainda, as refeições e os transportes escolares, que no ano letivo 2021/2022 atingiram um montante na ordem dos 800 mil euros.